A virtude da Gravidade, para o cristão é uma mistura de seriedade e dignidade que o apóstolo Paulo pede aos cristãos. Ela é composta de seriedade, sendo o contrário de ser bobo ou leviano, e de dignidade, evitando à submissão exagerada ou à mesquinhez.
Essa seriedade cristã é uma calma e elevação que nascem de uma mente renovada, do conhecimento dos deveres e de uma fé verdadeira. É uma virtude que qualquer cristão pode alcançar e que se manifesta pelo controle das emoções para promover o bem.
A pessoa grave evita o mau humor, a raiva, a tristeza profunda e as risadas muito altas ou descontroladas. Suas demonstrações de carinho são maduras, e suas críticas são firmes, mas feitas com educação e caridade. Na adoração a Deus, ela busca a calma e o equilíbrio, servindo a Ele com a razão e o coração.
Essa virtude se mostra principalmente na tranquilidade do rosto e no domínio completo sobre as reações. Quem não consegue controlar o rosto, rindo facilmente de acidentes ou bobagens, pode parecer que está zombando da situação, mesmo que peça desculpas.
No entanto, a Seriedade não deve ser confundida com o mau humor nem com a esquisitice (como ter um jeito estranho de agir na igreja). Também não se relaciona com a mesquinhez: enquanto ser econômico é um dever, um rico que briga por uma quantia pequena se torna ridículo. E por fim, não se liga à futilidade, que é dar atenção exagerada a coisas sem importância.
A pessoa sábia e séria age sempre de acordo com seu caráter e sua posição. Ela não é arrogante, nem se sente inferior. Ela não precisa fazer poses ou caras fechadas para parecer importante, pois a dignidade de sua alma fala mais alto. Ela é capaz de receber um insulto, mas é séria demais para revidar ou guardar rancor. Se for dar um conselho, fala com base em sua experiência, sem humilhar ou ofender quem não a segue.
Embora alguns achem que a Seriedade é apenas para os mais velhos, o apóstolo Paulo não dispensou nenhum crente, por mais jovem que fosse, de praticá-la. Ele pediu aos líderes (bispos, diáconos e pais) que fossem sérios para que servissem de exemplo aos jovens. A seriedade não elimina a alegria dos jovens, mas a equilibra, dando-lhes uma dignidade bonita em qualquer idade.
Essa virtude tem um grande poder: diante da seriedade de um cristão, a maldade se envergonha e se afasta. A postura elevada do crente é uma crítica silenciosa a tudo o que é errado e fútil. As pessoas mal-intencionadas não buscam corromper o coração dele, pois sabem que é um templo guardado.
Comentários
Postar um comentário