Perdão

 

O Perdão

O perdão representa uma das manifestações mais profundas da benevolência humana. Trata-se de um ato de misericórdia para com quem nos agrediu. Quando perdoamos, expressamos uma genuína preocupação com o bem-estar espiritual e emocional de quem nos ofendeu, ajudando-o a libertar-se do peso de seus erros.

O perdão ajuda o ofensor a sair da condição degradante em que se encontra pelo mal que cometeu. Como ensina Santo Agostinho no livro "Cidade de Deus": "O pecado permanece primeiramente naquele que o comete, como uma lama que suja a alma, antes mesmo de atingir aquele contra quem foi dirigido". (De Civitate Dei, Livro XIV, cap. 3). O santo doutor da Igreja, comentando as passagens de Isaías sobre a purificação da alma, demonstra que todo mal moral contamina primeiro seu autor, aprisionando-o em uma condição que necessita de redenção.

Quando perdoamos, redimimos, mas não estamos por isto concordando com a ofensa ou esquecendo irresponsavelmente o que aconteceu. Em vez disso, estamos escolhendo transcender o mal cometido contra nós evitando desenvolvê-lo em nosso coração com sentimentos de raiva, retaliação e ressentimento, mantendo-nos assim santos.  Perdoar é um ato de grandeza interior. Jesus nos ensinou a pedir a Deus: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” para que assim permaneçamos com o coração santo. Mas atenção: perdoar não quer dizer aceitar o mal, conviver com quem nos faz mal, ou não exigir nossos direitos. O perdão cristão não é ingênuo, mas é generoso e liberta a alma do agressor da culpa e evita o peso de remoer ressentimentos o que envenenaria nossa alma. 

Quando conseguimos perdoar e agir com benevolência:

  1. Rompemos os padrões tóxicos de interação.
  2. Criamos espaço para o desenvolvimento de confiança.
  3. Possibilitamos a reconciliação autêntica.
  4. Cultivamos um ambiente de crescimento mútuo.

A benevolência e o perdão também contribui substancialmente para nossa saúde física e mental, reduzindo níveis de estresse e promovendo uma visão mais positiva e construtiva da vida.

Oração

Senhor Jesus,

que ao serdes traído lavastes os pés de Judas,

e na Cruz suplicastes: ‘Pai, perdoai-lhes!’

fazei meu coração semelhante ao Vosso.


Derramai em mim a graça

de perdoar como Vós perdoastes:

com amor que tudo espera,

com misericórdia que nunca se esgota.


Maria, Mãe da ternura,

que guardastes no silêncio

até as dores mais amargas,

ensinai-me a transformar toda ofensa

em oportunidade de amar mais,

como Vosso Filho nos ensinou.


Amém.

Comentários